Correção de aprumo (Quando começar)

A diferença de outrora, hoje as correções de potros começam mais sedo devido ao manejo dos eqüinos, já que estes são encocheirados para o manejo e muda o crescimento dos cascos se comparar-mos aos cavalos selvagens.

È importante desde um mês de vida que acompanhemos o andar do potro para que não ocorra nenhum desvio a medida que ele se desenvolve no seu crescimento. Estes podem ter um desgaste maior em algum lado do casco, desviando-se do seu aprumo.

Devemos ter em consideração, que quando um potro nasce; ele é muito flexível e os ossos ainda estão em formação, assim é mais fácil modelar estes. Os potros com um mês de idade não tem muita musculatura, assim podemos ver que ele sempre vai ter os membros anteriores um pouco para fora, isso é correto por que a medida que eles vão ganhando musculatura, o peito do potro começa a abrir e isso faz que os membros tenham a tendência de ir para dentro ou ficarem retos. Isso é muito importante por que se fizer-mos a correção querendo endireitar os membros, posteriormente podemos prejudicar o potro.

Em condições normais, temos varias opiniões de quando começar o casqueamento dos potros. Uns dizem que é melhor logo que nascem, outros ao mês de vida, eu diria que isso é muito relativo tendo em mente as condições de aprumo de cada individuo e devemos considerar também o local onde eles se encontram, como condição do terreno, clima e outros fatores de cuidados de cocheiras.

Eu acostumo começar o casqueamento de potros com dois meses de vida, mas desde o seu nascimento fazemos um seguimento das condições de cada potro, para ver os aprumos. Muitas vezes sem a necessidade da intervenção nossa, os potros agem de maneira favorável em condições naturais é só dar um pouco de tempo.

È interessante a divergência que temos neste tema com respeito ao melhor resultado e ate quando é bom fazer-mos o trabalho de correção, ou seja ate que idade é recomendável essa correção. Temos que considerar primeiro qual é o problema; podem ser de aprumos ou só desvio de casco.

No problema de aprumos, quando a parte óssea é afetada, quanto mais sedo começar-mos a correção é melhor por que o potro está em fase de crescimento e os ossos são muito maleáveis. Podemos fazer correções nos cascos, queimar com iodo as partes ósseas afetadas, ou massagens quando o problema é mais leve e até a parte mais critica que seria a operação cirúrgica. ( foto abaixo)

DSCN2504 DSCN2505

Infelizmente este potro teve outras complicações e não sobreviveu.

Já quando o problema só é o casco, podemos começar logo a correção, independente da idade eu já tive resultados favoráveis em toda idade de potros ate cavalos adultos. (tendo consideração que o cavalo seja correto de aprumo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Potro com relaxamento nos membros

Cascos com broca

Laminite